


Este curso tem por propósito fornecer conhecimento teórico, clínico e político preferencialmente a psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia. O objetivo é que possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar sua escuta clínica e intervenção junto às temáticas de gênero, sexualidades e diversidades, em diferentes contextos clínicos, como na escuta do sujeito, do casal e das famílias, a partir do referencial psicanalítico e sistêmico. O processo de ensino e aprendizagem é focado no estudante e disponibiliza material didático em diversos formatos, para que, independentemente da referência teórica do aluno, ele possa aproveitar ao máximo o curso. O curso é 100% on-line em todas as atividades.
Coordenação: José Stona e Vinicius Pasqualin
José Stona é especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência (Lydia Coriat). Mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Doutorando em psicanálise e cultura contemporânea (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos em psicanálise e dissidências sexuais e de gênero (UFS). Coordenador do projeto roda de escuta LGBTTQIA+ da UFS. Psicanalista no projeto Remonta (Clínica LGBTI+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: estudos Queer, estudos de gênero, transidentidades, população LGBTTQIA+ e infâncias.
Vinicius Pasqualin é especialista em terapia familiar, terapia casal e sexualidade no centro de terapia de casal e família (DOMUS). Mestre em psicologia social e institucional (UFRGS). Membro do Centro Sistêmico de Psicoterapia (CESIP - Guaíba). Membro do núcleo de Estudos Continuados (NEC – DOMUS). Conselheiro no Conselho Regional de Psicologia CRP07(RS). Professor convidado na pós-graduação em terapia de família e casal (DOMUS).Professor convidado na pós-graduação em intervenções sistêmicas (Faculdade IDEAU). Presidente da comissão de educação do CRP07(RS). Possui atuação na clínica e em psicologia social e institucional, com enfoque em políticas de saúde e educação. Realiza atendimento psicoterápico em consultório particular com famílias, casais e indivíduos em Porto Alegre e Guaíba.
Programa:
Módulo I
Conceitos básicos em teoria psicanalítica, teoria sistêmica, diversidade sexual e de gênero.
Gênero: onde, como e quando você escuta isso?
Módulo II
Quais são as interlocuções possíveis entre teoria psicanalítica e a teoria sistêmica?
Aportes teóricos para a escuta da diversidade sexual e de gênero na clínica.
Módulo III
Por que é necessária uma clínica LGBTTQIA+?
Como as relações de gênero se apresentam no casal e na família?
Módulo IV
O mapa do terapeuta e gênero.
Ciclo vital da família e os atravessamentos de gênero.
Parentalidade Queer.
Com certificação
Valor da inscrição via sympla: R$110,00
Valor da inscrição via site: R$100,00
Vagas Afirmativas Gratuitas Disponíveis: 3

