Captura_de_Tela_2020-10-25_às_20.37.34.

EMENTA

Atendendo a pedidos, a nova modalidade do curso agora é on demand, ou seja, nos dias e horários definidos pele alune. Este curso tem por propósito fornecer conhecimento teórico, clínico e político preferencialmente a psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia, mas também a quem se envolve clinicamente, através da escuta, com questões de gênero. O objetivo é que possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar seus vínculos e intervenções junto ao atendimento de pessoas trans em diferentes contextos clínicos, a partir do referencial psicanalítico e feminista. O curso, cujo ponto de partida ético é a despatologização de qualquer identidade de gênero e orientação sexual, visa a um campo teórico que leve em conta a produção de pessoas trans sobre a promoção de suas próprias formas de pensar o atendimento, retirando, assim, a cisgeneridade do lugar de expertise sobre a clínica das transidentidades. Visa, também, ao exercício da crítica aos dilemas contemporâneos da diversidade sexual e de gênero frente às especificidades desta clínica. 

As aulas foram gravadas entre agosto e setembro de 2020, pela plataforma Zoom. O prazo para iniciar e concluir o curso, após a data da compra, é de 20 dias. O limite de visualizações de cada vídeo é de 3 vezes, independentemente do tempo que você leve para finalizar o curso. Portanto, a organização é de total responsabilidade de alune. Assim, só clique em “quero assistir essa aula” ou “finalizar esta aula” quando estiver disponível ou finalizado. O curso totaliza 20 horas e, para completá-las, e alune precisá assistir 100% das aulas. O curso contará com um e-book como material de apoio. Os certificados serão emitidos automaticamente na aula final. 

COORDENAÇAO: JOSÉ STONA e SOFIA FAVERO

 

José Stona é especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência (Lydia Coriat). Mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Doutorando em psicanálise e cultura contemporânea (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos em psicanálise e dissidências sexuais e de gênero (UFS) e psicanalista no projeto Remonta (Clínica LGBTI+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: estudos Queer, estudos de gênero, transidentidades, população LGBTTQIA+ e infâncias.

instagram-logo.png
2_clipped_rev_1-2.png

Sofia Favero é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também adquiriu título de mestra (PPGPSI). Graduada em psicologia pela Associação de Ensino e Cultura Faculdade Pio Décimo (SE). Integrante da Comissão Científica (CCAT) do Ambulatório de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa Trans (UFS). Participa da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS). Faz parte do projeto Remonta (Clínica LGBTI+) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX). Também representa o Conselho Regional de Psicologia (RS) no Comitê Técnico de Saúde LGBT do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas são voltadas para temas como gênero, sexualidade e infância.

instagram-logo.png
1_clipped_rev_1.png
Captura_de_Tela_2020-11-03_às_11.26.36.

PROGRAMA

mÓDULO 1:

Conceitos Básicos em Feminismo, Diversidade sexual e Relações de Gênero.

mÓDULO 2:

Cisnormatividades: Performatividade e Psicopatologizações

mÓDULO 3:

Processo Transexualizador do SUS e Experiência Ambulatorial

mÓDULO 4:

Psiquiatrização da Infância, Patologização e a Categoria “Crianças Trans" E "VELHICES TRANS"

mÓDULO 5:

Psicanálise, Gênero e Transidentidades

mÓDULO 6:

Discussão de Casos Clínicos

mÓDULO 7:

MATERIALIZANDO DISCUSSÕES: TRANSAMÉRICA

PELO SITE R$200,00

*Este valor pode ser parcelado em até 4x no site.

*Após o pagamento pelo Nunbank, o alune deverá enviar o comprovante para jstona@icloud.com

*Esta modalidade é somente para grupo de quatro pessoas. O pagamento deverá ser realizado por uma pessoa. Após o pagamento, um des alunes deverá enviar um e-mail para jstona@icloud.com com o comprovante e o nome dos quatro integrantes do grupo.

As vagas afirmativas são destinadas apenas a pessoas trans e travestis. O critério de seleção será a ordem de inscrição. 

Captura de Tela 2020-10-13 às 11.07.11_c
Captura de Tela 2020-10-13 às 11.07.11_c

MATRICULE-SE: