EMENTA
Atendendo a pedidos, a nova modalidade do curso agora é on demand, ou seja, nos dias e horários definidos pele alune. Este curso tem por propósito fornecer conhecimento teórico, clínico e político preferencialmente a psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia, mas também a quem se envolve clinicamente, através da escuta, com questões de gênero. O objetivo é que possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar seus vínculos e intervenções junto ao atendimento de pessoas trans em diferentes contextos clínicos, a partir do referencial psicanalítico e feminista. O curso, cujo ponto de partida ético é a despatologização de qualquer identidade de gênero e orientação sexual, visa a um campo teórico que leve em conta a produção de pessoas trans sobre a promoção de suas próprias formas de pensar o atendimento, retirando, assim, a cisgeneridade do lugar de expertise sobre a clínica das transidentidades. Visa, também, ao exercício da crítica aos dilemas contemporâneos da diversidade sexual e de gênero frente às especificidades desta clínica.
As aulas foram gravadas entre agosto e setembro de 2020, pela plataforma Zoom. O prazo para iniciar e concluir o curso, após a data da compra, é de 20 dias. O limite de visualizações de cada vídeo é de 3 vezes, independentemente do tempo que você leve para finalizar o curso. Portanto, a organização é de total responsabilidade de alune. Assim, só clique em “quero assistir essa aula” ou “finalizar esta aula” quando estiver disponível ou finalizado. O curso totaliza 20 horas e, para completá-las, e alune precisá assistir 100% das aulas. O curso contará com um e-book como material de apoio. Os certificados serão emitidos automaticamente na aula final.
COORDENAÇAO: JOSÉ STONA e SOFIA FAVERO
José Stona é especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência (Lydia Coriat). Mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Doutorando em psicanálise e cultura contemporânea (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos em psicanálise e dissidências sexuais e de gênero (UFS) e psicanalista no projeto Remonta (Clínica LGBTI+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: estudos Queer, estudos de gênero, transidentidades, população LGBTTQIA+ e infâncias.
Sofia Favero é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também adquiriu título de mestra (PPGPSI). Graduada em psicologia pela Associação de Ensino e Cultura Faculdade Pio Décimo (SE). Integrante da Comissão Científica (CCAT) do Ambulatório de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa Trans (UFS). Participa da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS). Faz parte do projeto Remonta (Clínica LGBTI+) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX). Também representa o Conselho Regional de Psicologia (RS) no Comitê Técnico de Saúde LGBT do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas são voltadas para temas como gênero, sexualidade e infância.