EMENTA

Este curso tem por propósito fornecer conhecimento teórico, clínico e político preferencialmente a psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia, mas também a quem se envolve clinicamente, através da escuta, com questões de gênero. O objetivo é que possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar seus vínculos e intervenções junto ao atendimento de pessoas trans em diferentes contextos clínicos, a partir do referencial psicanalítico e feminista. O curso, cujo ponto de partida ético é a despatologização de qualquer identidade de gênero e orientação sexual, visa a um campo teórico que leve em conta a produção de pessoas trans sobre a promoção de suas próprias formas de pensar o atendimento, retirando, assim, a cisgeneridade do lugar de expertise sobre a clínica das transidentidades. Visa, também, ao exercício da crítica aos dilemas contemporâneos da diversidade sexual e de gênero frente às especificidades desta clínica. 

As aulas serão ministradas ao vivo, pela plataforma Zoom, nos dias e horários definidos. Como as aulas não ficarão salvas e disponíveis em nenhum outro espaço, é essencial que todes delas participem de forma on-line. Quando es alunes forem ingressar na aula, é necessário que entrem com o nome e sobrenome pelo qual gostariam de ser chamades para registro na lista de presença. Recomendamos que o aplicativo Zoom seja baixado antecipadamente para evitar qualquer problema. O curso totaliza 30 horas e, para completá-las, teremos um fórum de discussão no site, de participação obrigatória, a fim de que es alunes possam cumprir as horas restantes. O fórum servirá também como meio de continuar o debate, produzir eventuais trocas teóricas, sugerir textos e estabelecer novas parcerias. O curso contará com um e-book como material de apoio. Os certificados serão emitidos em até 30 dias após a aula final e serão enviados ao e-mail cadastrado. Para garantir o recebimento do certificado, e aluno deverá completar 75% da frequência. Este curso possui vagas afirmativas destinadas, somente, a pessoas não brancas e pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade social. O critério de seleção será a ordem de inscrição e a mesma pode ser realizada por meio do link ao final da página.

Coordenação: Sofia Favero e José Stona

 

José Stona é especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência (Lydia Coriat). Mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Doutorando em psicanálise e cultura contemporânea (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos em psicanálise e dissidências sexuais e de gênero (UFS) e psicanalista no projeto Remonta (Clínica LGBTI+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: estudos Queer, estudos de gênero, transidentidades, população LGBTTQIA+ e infâncias.

instagram-logo.png

 

Sofia Favero é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também adquiriu título de mestra (PPGPSI). Graduada em psicologia pela Associação de Ensino e Cultura Faculdade Pio Décimo (SE). Integrante da Comissão Científica (CCAT) do Ambulatório de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa Trans (UFS). Participa da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS). Faz parte do projeto Remonta (Clínica LGBTI+) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX). Também representa o Conselho Regional de Psicologia (RS) no Comitê Técnico de Saúde LGBT do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas são voltadas para temas como gênero, sexualidade e infância.

instagram-logo.png

PROGRAMA:

 

MÓDULO 1  (19/09/2020 - 13h30min às 15h)

Aula gravada sobre: Conceitos Básicos em Teoria Psicanalítica, Feminismo, Diversidade sexual e Relações de Gênero. 

Gênero: Onde, Como e Quando Você Escuta Isso?

 

MÓDULO  2   (26/09/2020 - 13h30min às 16h)

Performatividade e Psicopatologizações

Cis-hetero-normatividade(s)

 

MÓDULO  3    (03/10/2020 - 13h30min às 16h)

Medicina e Políticas Públicas 

Processo Transexualizador do SUS e Experiência Ambulatorial 

Conselho Federal de Psicoliga + WPATH + Associação Psiquiátrica Americana

 

MÓDULO  4   (10/10/2020 - 13h30min às 16h)

Psiquiatrização da Infância, Patologização e a Categoria “Crianças Trans"

Processos geracionais, identidade e envelhecimento

 

MÓDULO  5  (17/10/2020 - 10h às 12h)

 

Psicanálise, Gênero e Transidentidades
 

MÓDULO  6 (17/10/2020 - 13h30min às 15h30min)

Discussão de casos clínicos

 

 

DEMONSTRE SEU INTERESSE NA TERCEIRA TURMA:

© Copyright  José Stona 2021 | Todos os direitos reservados