ARTE PARA SITE.PNG

APRESENTAÇÃO:

     Nos últimos anos, presenciamos o termo “gênero” ganhar maior materialidade em diversos espaços do campo público e privado. Tal proliferação discursiva deixa de ser algo apenas das arenas teóricas e percorre o cotidiano de todos nós, em escolas, redes sociais, famílias ou clínicas, provocando um certo desacomodamento de estruturas que, embora estejam sempre presentes, são constantemente encobertas e levadas a permanecer em silêncio. O presente curso visa a refletir sobre os efeitos dessa emergência, partindo de um percurso introdutório e elucidativo da noção de melancolia de gênero proposto pela autora Judith Butler para pensarmos como o gênero é produzido a partir de determinados procedimentos psíquicos de poder.

    Atendendo a pedidos, a nova modalidade do curso agora é on demand, ou seja, nos dias e horários definidos pele alune. Este curso, que parte das minhas pesquisas entre psicanálise, diversidade sexual, relações de gênero e teoria queer, vem sendo construído ao longo de cinco anos. O propósito do curso é fornecer conhecimento teórico, clínico e político a todes es interessades nas temáticas de psicanálise e gênero. O objetivo é que es alunes possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar sua escuta clínica e intervenção junto às temáticas de gênero, sexualidades e psicanálises, em diferentes contextos clínicos, éticos e políticos, a partir de uma introdução ao conceito de melancolia de gênero proposto por Judith Butler. O processo de ensino e aprendizagem é focado no estudante e disponibiliza material didático em diversos formatos, para que, independentemente da referência teórica de alune, elu possa aproveitar ao máximo o curso. O curso totaliza 20 horas e, para completá-las, e alune deve cumprir 100% do processo do curso.

 

IMPORTANTE:  O prazo para iniciar e concluir o curso, após a data da compra, é de 15 dias. O certificado, de curso livre, será emitido mediante a solicitação do alune. A partir da matricula será enviado um e-book, os links de acesso as aulas e bibliografias.

COORDENAÇÃO:

Psicólogo (CRP07/24435). Psicanalista. Pesquisador Bolsista CAPES de Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFS) na linha de Pesquisa de Psicanálise e Cultura Contemporânea. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Lydia Coriat). Coordenador do Grupo de Estudos em Psicanálise e Dissidências Sexuais e de Gênero (UFS). Criador do projeto Roda de escuta LGBTTQIA+ (UFS). Criador do curso Melancolia de Gênero na Clíncia LGBTTQIA+. Autor do livro “O Cis no Divã” (2021). Organizador do livro “Relações de Gênero e Escutas Clínicas” (2021). Psicanalista Clínico e Supervisor no Projeto Remonta (Clínica LGBTTQIA+). Supervisor no projeto Chama para Dançar: Inclusão e Diversidade (2021). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: Diversidade Sexual, Relações de Gênero e Teoria Queer.

2_clipped_rev_1-2.png
instagram-logo.png
Captura_de_Tela_2020-11-03_às_11.26.36.
Design sem nome.png
instagram-logo.png

A REMONTA – CLÍNICA LGBTI+ surgiu a partir de um grande sonho: ter em Sergipe um local de atendimento psicossocial especializado e voltado para a população LGBTI+. Devido a Pandemia da COVID-19, a Remonta ampliou seu trabalho e agora atende pessoas do Brasil todo, de forma online. O projeto tem por objetivo ser referência em saúde mental LGBTI+ em Sergipe e em todo o Brasil. Nossa organização é liderada por mulheres lésbicas, demarcando a representatividade e interseccionalidade. Em 2019, fomos contempladas no Edital “Mulheres em Movimento”, através do Fundo Elas, onde recebemos capacitação e apoio financeiro para construir nossa sede. Além disso, trocamos experiências com diversas outras organizações de todo o Brasil. Nossa sede foi inaugurada em janeiro de 2020 e, em pouco tempo, se tornou referência em Saúde Mental LGBTI+ no Estado de Sergipe. Em Junho, fomos contempladas no Edital Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19, criado pelo Fundo Brasil. Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais, conseguimos dar continuidade aos nossos trabalhos através do formato on-line, o que nos possibilitou criar mais parcerias, ampliar o número de vagas de atendimento e assistir pessoas de várias partes do país.

Saiba mais em: www.remontandovidas.com.br

PROGRAMA:

 

Aula 1: Conceitos Básicos em Sexualidade e Gênero

Em nosso percurso de estudo iremos compreender os conceitos básicos em sexualidade e gênero. Após a confirmação do pagamento o alune receberá o material bibliográfico e poderá escolher o dia e horário para assistir a aula on-line. A aula ficará disponível por até 2 horas a partir do horário agendado. 

 

Aula 2: Corpos Que Ainda Importam

Nesta aula, serão apresentados os principais conceitos propostos por Judith Butler em "Problemas de Gênero Feminismo e Subversão da Identidade" e "Corpos que Importam: Sobre os Limites Discursivos do Sexo".

 

Aula 3: Melancolia de Gênero: o resíduo arquitetônico do luto não resolvido

 

Nesta aula, iremos problematizar a invenção do conceito de Melancolia de Gênero proposto por Judith Butler e seus desdobramentos ao longo de sua obra.

 

Aula 4: Por que a melancolia de gênero é necessária à escuta clínica LGBTTQIA+? 

 

Em nosso último encontro, vamos relacionar o conceito proposto por Judith Butler e seus efeitos na contemporaneidade diante da escuta clínica da população LGBTTQIA+.

 

Aula 5: Materializando discussões

 

Conteúdo surpresa.

DEPOIMENTOS:

Cópia de Cópia de Cópia de MELANCOLIA DE
10_clipped_rev_1.png
9_clipped_rev_1.png
8_clipped_rev_1.png
7_clipped_rev_1.png
6_clipped_rev_1.png
2_clipped_rev_1.png
5_clipped_rev_1.png
4_clipped_rev_1.png
6_clipped_rev_1.png
5_clipped_rev_1.png
4_clipped_rev_1.png
3_clipped_rev_1.png
1_clipped_rev_1.png
2_clipped_rev_2.png

MATRICULE-SE:

VALOR REFERENTE AO CURSO COMPLETO

[ATENÇÃO] PARA TER ACESSO AO CURSO, O ALUNE DEVE ENVIAR UM COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA O E-MAIL:  jstona@icloud.com

SERÃO DISPONIBILIZADAS VAGAS AFIRMATIVAS, DESTINADAS, EXCLUSIVAMENTE, PARA PESSOAS TRANS E TRAVESTIS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. PARA SOLICITAR A VAGA ENVIE UMA CARTA DE INTENÇÃO, EM CONJUNTO COM UMA AUTODECLARAÇÃO ASSINADA (REFERENTE A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA), PARA O E-MAIL: jstona@icloud.com COLOCANDO NO ASSUNTO "VAGA AFIRMATIVA". O CRITÉRIO DE SELEÇÃO SERÁ ORDEM DE INSCRIÇÃO E PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS SUPRACITADOS.