EMENTA

Este curso, que parte das minhas pesquisas entre psicanálise e relações de gênero, vem sendo construído ao longo de cinco anos. O propósito da terceira edição do curso é fornecer conhecimento teórico, clínico e político preferencialmente a psicólogos, psiquiatras e estudantes de psicologia. O objetivo é que os alunos possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar sua escuta clínica e intervenção junto às temáticas de gênero, sexualidades e psicanálise, em diferentes contextos clínicos, a partir de uma introdução ao conceito de melancolia de gênero proposto por Judith Butler. O processo de ensino e aprendizagem é focado no estudante e disponibiliza material didático em diversos formatos, para que, independentemente da referência teórica do aluno, ele possa aproveitar ao máximo o curso.

As aulas serão ministradas ao vivo, pela plataforma Zoom, nos dias e horários definidos. Como as aulas não ficarão salvas e disponíveis em nenhum outro espaço, é essencial que todes delas participem de forma on-line. Quando es alunes forem ingressar na aula, é necessário que entrem com o nome e sobrenome pelo qual gostariam de ser chamades para registro na lista de presença. Recomendamos que o aplicativo Zoom seja baixado antecipadamente para evitar qualquer problema. O curso totaliza 20 horas e, para completá-las, teremos um fórum de discussão no site, de participação obrigatória, a fim de que es alunes possam cumprir as horas restantes. O fórum servirá também como meio de continuar o debate, produzir eventuais trocas teóricas, sugerir textos e estabelecer novas parcerias. O curso contará com um e-book como material de apoio. Os certificados serão emitidos em até 30 dias após a aula final e serão enviados ao e-mail cadastrado. Para garantir o recebimento do certificado, e aluno deverá completar 75% da frequência. Arte por Jasper f .

Coordenação: José Stona 

José Stona é especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência (Lydia Coriat). Mestre em psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Doutorando em psicanálise e cultura contemporânea (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos em psicanálise e dissidências sexuais e de gênero (UFS). Coordenador do projeto roda de escuta LGBTTQIA+ da UFS. Psicanalista no Projeto Remonta (Clínica LGBTI+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: estudos queer, estudos de gênero, transidentidades, população LGBTTQIA+ e infâncias.

Programa: 

Módulo I (08/08/2020)

Horário: das 9h às 12h

Conceitos básicos em teoria psicanalítica, sexualidade e gênero

Gênero: onde, como e quando você escuta isso?

Feminismos e estudos de gênero (determinismo biológico vs construcionismo social)

Módulo II (15/08/2020)

Horário: das 9h às 12h

Introdução a Judith Butler

Problemas de gênero revisitado

Módulo III (22/08/2020)

Horário: das 9h às 12h

Freud e a Melancolia

Melancolia de gênero

Módulo IV (29/08/2020)

Horário: das 9h às 12h

Por que a melancolia de gênero é necessária à escuta clínica lgbttqia+? 

Do gênero  como um problema à precariedade como política

Escutas clínicas: performando a despatologização

DEMONSTRE SEU INTERESSE NA QUARTA TURMA AQUI:

© Copyright  José Stona 2021 | Todos os direitos reservados