Este curso tem por propósito fornecer conhecimento teórico, clínico e político a todos os profissionais que trabalham com a teoria psicanalítica. O objetivo do curso é que os alunes possam desenvolver, compreender e aperfeiçoar sua escuta clínica e intervenção junto a população LGBTTQIA+ a partir do arsenal teórico da psicanálise e seus enlaces com os gender e queer studies. Em nosso percurso, iremos examinar os movimentos históricos de construção de determinados conceitos da teoria psicanalítica, pensaremos sobre a importância de renunciarmos a certas normatividades do campo epistêmico e, por fim, iremos pensar em estratégias atuais e afirmativas para a escuta clínica diante da população LGBTTQIA+.

Atendendo a pedidos, a nova modalidade do curso agora é on demand, ou seja, nos dias e horários definidos pele alune. O curso totaliza 20 horas e, para completá-las, e alune deve cumprir 100% do processo do curso.

 

IMPORTANTE:  O prazo para iniciar e concluir o curso, após a data da compra, é de 15 dias. O certificado, de curso livre, será emitido mediante a solicitação do alune. A partir da matricula será enviado um e-book, os links de acesso as aulas e bibliografias.

José Stona é Psicólogo. Psicanalista. Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFS) na linha de Pesquisa de Psicanálise e Cultura Contemporânea. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Lydia Coriat). Coordenador do Grupo de Estudos em Psicanálise e Dissidências Sexuais e de Gênero (UFS). Criador do projeto Roda de escuta LGBTTQIA+ (UFS). Criador do curso Escutas Despatologizantes: As Transidentidades na Clínica. Organizador do livro Relações de Gênero e Escutas Clínicas (2021). Psicanalista no Projeto Remonta (Clínica LGBTTQIA+). Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: Diversidade Sexual, Relações de Gênero e Teoria Queer.

2_clipped_rev_1-2.png
instagram-logo.png
Captura_de_Tela_2020-11-03_às_11.26.36.

I Psicanálise e dissidências sexuais e de gênero: um panorama histórico

 

Neste módulo iremos trabalhar com os autores que nos contam sobre o histórico da psicanálise diante das dissidências sexuais e de gênero.  A psicanálise sempre foi a favor de uma singularidade? O insconsciente tem gênero? De que maneira pensamos as "novas" enunciações de sujeito que emergem hoje? A psicanálise é favor da despatologização?

 

II Psicanálise e dissidências sexuais e de gênero: um projeto contemporâneo

 

Neste módulo iremos trabalhar, cautelosamente, com as propostas mais importantes da contemporaneidade. Nosso objetivo será sintetizar, dentro dos nossos limites, os principais argumentos que sustentam a clínica psicanalítica diante das questões de gênero hoje. O que é gênero para a psicanálise? Qual o lugar das travestilidades e não binaridades no Édipo? Como nos generificamos?

III Psicanálise e dissidências sexuais e de gênero: uma aposta ética, clínica e política

 

Neste módulo iremos trabalhar diretamente com a proposta do curso, ou seja, iremos construir uma relação entre clínica, ética e política a partir da escuta clínica das dissidências sexuais e de gênero.

 

matricule-se_clipped_rev_1.png
matricule-se_clipped_rev_3.png
matricule-se_clipped_rev_4.png
matricule-se_clipped_rev_6.png
1.jpg
2.jpg
Captura de Tela 2021-01-27 às 12.35.10_c

*Após o pagamento, o alune deverá enviar o comprovante para jstona@icloud.com